FOLIA DE REIS ESTRELA GUIA

A companhia de Folia de Reis “Estrela Guia” existe há aproximadamente 50 anos e tem como referência e sede o próprio bairro da Vila Barros, em Guarulhos.

 

O responsável pela companhia é o Sr. João Luiz Moreira Filho, e o grupo é formado por 20 pessoas. A companhia foi fundada na cidade de Três Corações-MG, por João Luiz Osório (falecido em 1979). O trabalho continuou através de João Luiz Moreira (pai de Cirilo, falecido em 1990) e segue até hoje pelo atual responsável, João Luiz (falecido em 2021); até o presente momento ainda não decidiram qual será o novo embaixador. 

 

A Folia de Reis Estrela Guia passa suas tradições para as novas gerações, mantendo a cultura sempre viva, juntamente com outras companhias de Folia. Em Guarulhos, este grupo é um dos patrimônios culturais da cultura popular, e participa juntamente com outras cinco companhias de Folia das festividades de Nossa Senhora de Bonsucesso e da Festa da Carpição

www.rafaelberezinski.comDSC_2657.jpg

O grupo procura sempre levar e expandir a tradição, apresentando-a em diversos lugares onde passam. No ano de 2001, a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo realizou no Parque da Água Branca um encontro popular tradicional do estado de São Paulo, onde recebeu o nome de Revelando São Paulo, contando com a presença da Estrela Guia. 

 

Marcou presença também no 1º Encontro de Companhia de Reis em Aparecida do Norte, e no restaurante popular de solidariedade “Espaço Bem Temperado”, em Guarulhos, conforme registrado pela matéria do jornal Folha Metropolitana do dia 03/01/2004. 

A Companhia vem se apresentando em diversas festas culturais, pela cidade e por todo o estado, passando adiante todo o ensinamento cultural obtido pelo grupo através dos anos, mas, acima de tudo, o grupo nos apresenta a verdadeira fé, com ela que que se avança todos os anos, mostrando que a fé é a base de tudo.

 

As mulheres do grupo sempre estavam presente nas festas de Nossa Senhora de Bonsucesso, mas segundo a tradição, elas não participavam das apresentações de Folia de Reis, a tradição dos foliões era passado somente para homens. Com o passar dos anos, as mulheres foram conquistando cada vez mais espaço, e com isso a Folia de Reis Estrela Guia teve sua primeira apresentação com um grupo composto somente por mulheres.

 

“Quando fui convidada para fazer parte da Estrela Guia, fiquei muito surpresa, por encontrar a Folia de Reis em São Paulo e por ser a maioria delas mulheres”, diz Renata - nova integrante do grupo. Mostrando que a tradição pode e deve ser mantida por todos, e que as mulheres também têm seu lugar no sagrado religioso, dando continuidade nas tradições e culturas.

 

É um grupo que busca resgatar a essência das folias, incentivando os mais novos a participar, sendo que muitos jovens hoje em dia não sabem sobre o que se trata a Folia de Reis. “A importância do resgate, da representatividade e principalmente de incluir os mais jovens, que assim como eu não sabem que tem Folias de Reis na cidade” afirma Renata. Ensinamentos que devem ser passados adiante para não se perder no tempo...“Elas são escolas vivas tendo ainda muito o que ensinar para os que estão chegando agora”, completou.