FOLIA DE REIS ESTRELA D'ALVA

​A Folia de Reis Estrela Dalva é a  continuidade a uma tradição tão rica da cidade de Guarulhos, tendo como Mestre, Ernestino Pedro Silva.
Sr. Ernestino começou a participar como embaixador da folia de Reis aos 13 anos, atuando há mais de 40 anos

 

A companhia Estrela Dalva é composta por homens e mulheres, onde os “palhaços” também são representados por mulheres, algo que tradicionalmente não era aceito -  as mulheres não poderiam desempenhar tais papéis. Segundo o Sr. Ernestino, nas tradicionais Folias de Reis, as mulheres que faziam parte do grupo cuidavam da comida, mas hoje conquistaram seu espaço, e representam papéis que não eram aceitos antigamente.

www.rafaelberezinski.comDSC_2346.jpg

Por conta da pandemia, a saída para celebrar a Folia de Reis foi diferente do costume, mas com todos os cuidados necessários, a Estrela Dalva foi autorizada a celebrar a festividade, com o número reduzido de pessoas, respeitando o distanciamento, visitando as casas em que eram convidados a celebrar. 

 

De acordo com Yolanda - Segunda voz da companhia - eles cumpriram sua missão, não deixando a bandeira parada, mesmo durante a pandemia, cujo não poderiam festejar da maneira que estavam acostumados, mas se adequaram a situação vivida no momento, cultivando a cultura e o religioso.

 

O grupo participa todos os anos da procissão até a Igreja de São Benedito, da Festa da Carpição e da comemoração de Nossa Senhora de Bonsucesso, acompanhando cada detalhe, sempre com muita fé, inspirando os mais novos, passando o conhecimento cultural conquistado com o passar dos anos, com cada participação nas comemorações, fazendo assim como os que vieram antes deles.

 

É uma festa muito importante tanto para a parte cultural da cidade, como a religiosa. Nos dias atuais, conta com a participação de pessoas mais experientes, pois os jovens não demonstram mais tanto interesse pelas folias. Sendo assim, a maioria dos jovens que hoje participam de tais festividades, aprenderam a seguir através do incentivo familiar, para que não deixem perder a essência da folia de reis. 

 

O Senhor Ernestino e toda a sua equipe da Estrela Dalva busca mostrar a todos quão rica é a festa dos Santos Reis, incentivando e ensinando os mais jovens de sua equipe como conduzir a folia de Reis.